A Sociedade dos Jovens

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Parceria escola e família: bom resultado para as crianças



                                                 Analisando os prós e contras da intervenção

dos pais na educação dos filhos, deve-se analisar as questões que são exaustivamente debatidas no dia-a-dia da família e em todas rodas de diálogos entre pessoas ligadas e envolvidas na área da educação das crianças ou adolescentes. Para se determinar parâmetros para a postura de cada pai nesse sentido, há de se rever o questionamento comparativo que observa que, quando um pai/mãe leva o filho a um dentista, a um pediatra ou médico clínico, o máximo que ele faz é sugerir pistas para facilitar a detecção do problema, sem avançar no que, todos sabem, faz parte da especialidade dos profissionais. Mas, quando se trata da escola, todos se acham no direito de dar palpites, e pior ainda, se julgam em plenas condições de determinar ações internas na escola, no intuito de corrigir alguma coisa, como a metodologia de ensino, a proposta educacional ou as normas disciplinares. Quando o assunto é escola, todos acham que podem interferir, influenciar em sua estrutura, mas como em todas profissões, como dentistas e pediatras, lá também existem os especialistas, pessoas altamente e devidamente treinadas para executar e fazer ser executados os procedimentos que melhor se adequarão ao momento, para surtir um resultado convincentemente aplausível.

O que os pais precisam saber é que, quando a criança entra na escola, ela começa uma nova etapa, começa a aprender a enfrentar a vida por conta própria, e se os pais persistirem em intervir nesse processo, só um sairá perdendo: a criança ou o adolescente. Então invés de traçar críticas ou cobranças do comportamento e relacionamentos da criança na escola, volte-se para o fator incentivo, mostrando a ela que a escola é importante para a família, lhe perguntando sempre que possível, “como foi o seu dia na escola?”, ou, “você tem alguma tarefa da escola para fazer hoje?”.
Complementando o quão é importante esse procedimento, basta que os pais entendam que a escola é o primeiro lugar onde os seus filhos passam a ter controle sobre uma situação longe deles e onde percebem seu primeiro sentimento de privacidade, autoridade e liberdade.
Então, para que tudo tenha um resultado positivo é preciso a preponderância de uma aliança, de um pacto, de uma parceria sólida, com os pais trabalhando sempre junto e a favor da escola, pois, escola e família têm suas funções diferenciadas, mas os mesmos objetivos, e por isso, cada uma deve respeitar o espaço da outra. Sempre é bom lembrar também que: “a palavra é a poderosa arma para convencer, mas são os exemplos as predominantes influências",  e/ou, “a escola é a poderosa arma para convencer, mas são as famílias as predominantes influências em relação ao comportamento dos jovens”.
A parceria escola/família é importantíssima para que o projeto de ensino e educação se reverta no futuro, em resultados positivos, fazendo com que as crianças ou jovens cresçam e adquiram maturidade voltada para o seu próprio bem.

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