A Sociedade dos Jovens

A Sociedade dos Jovens

O fim do mundo


Sabe-se que um dia tudo pode a vir acontecer, inclusive, uma catástrofe de proporções extermináveis - o caos final.

       Esse é um tema bastante controverso, mas, que sempre está em evidência, como foi na semana passada, na notícia veiculada pela televisão no dia 12 último, devido ao presságio de um suposto profeta do apocalipse, na cidade e capital do Piauí, Teresina, que previa o fim do mundo para esse dia e chegou a convencer mais de uma centena de pessoas, seguidores, que venderam tudo que tinham e depois, revoltados, queriam linchar o tal pastor, que foi salvo graças à intervenção policial.
            Vejam outra história relacionada ao fim do mundo. Há registros noticiosos, inclusive do Jornal Folha da Manhã, de São Paulo, datado de julho de 1.950, que nessa época um radialista de uma grande emissora, Orson Welles, resolveu adaptar um conto do escritor inglês H. G. Wells, intitulado “A guerra dos Mundos”, para um programa de rádio. O conto falava da invasão de extraterrestres que aniquilaram as forças armadas mundiais e estavam destruindo o nosso mundo. Só que essa adaptação radiofônica não foi previamente anunciada ou explicada aos ouvintes, e quando foi lançada ao ar pegou muitos nova-iorquinos desprevenidos, que pensaram ser verdadeira a narração da emissora, e também verdadeira a invasão alienígena, provocando em Nova Iorque um pânico inacreditável, fazendo até as forças armadas saírem para a guerra em defesa do planeta.
            Há ainda algumas previsões que se baseiam na coincidência da data do dia 12.12.12 e que deve ser provavelmente mais uma simples tentativa de adivinhação que só será conhecida sua verdadeira versão, se ela for realmente falsa, pois, se verdadeira, no dia 13.12.12 ninguém estará vivo para ratifica-la, ou confirmá-la.

            O fim é provável, porém imprevisível quanto à data e quanto ao tipo: em fogo, água ou numa colisão de astros ou planetas, o que é o mais concebível de acontecer.
            Alguns especuladores dizem que os humanos estão indo para o espaço para encontrarem um lugar, um planeta habitável, para garantir no futuro um lugar seguro para morar, já prevendo a possível destruição das condições de sobrevivência no planeta terra, onde a biodiversidade e a autossustentabilidade se esgotarão, mas não por fatores naturais ou acidentais, mas pela intervenção incontrolada dos seus habitantes, os humanos. Talvez o fim do planeta será assim mesmo, pelas mãos dos homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário