A Sociedade dos Jovens

A Sociedade dos Jovens

Os primeiros passos

O homem, como qualquer outro animal, nasce e aprende a caminhar, dando seus primeiros passos com dificuldades, porém, contando com o apoio, com o acompanhamento dos pais, até que consiga se equilibrar por si só.

A criança começa a andar sobre os dois pés porque lhe é ensinado e porque se espelha em seu semelhante, se posicionando de forma ereta, e não de quatro como os cães ou os macacos. Da mesma forma acontece esse processo em tudo na vida de uma criança, que vai aos poucos aprendendo mais e copiando as ações na fala, no comportamento, na forma de raciocinar e concluir. Isso implica dizer que na questão que se refere ao aprendizado cognitivo (inteligência), se verifica o mesmo processo. A criança aprende a aprender com os adultos, com os pais, enfim, com a família, absorvendo e captando cada passo do processo que lhe é exposto e apresentado para que se desenvolva.

São os primeiros passos o ponto crítico no desenvolver de uma criança, que assimilará corretamente ou não um padrão de vida, valendo isso também, para seus primeiros passos na escola, na vida de educando. Será no primeiro ano de escola que irá optar por um modo de conduta, de comportamento, e de como prover retorno de forma correta às atividades coletivas e individuais.

Se houver um procedimento organizacional competente durante os primeiros passos da criança na escola, com certeza sua vida como estudante apresentará resultados melhores com relação ao aproveitamento. Tanto na questão de comportamento, posicionamento e respeito com os outros, principalmente com os professores e com ele próprio, sabedor de que toda atividade escolar irá reverter em benefício a ele mesmo. É um dos pontos mais importantes na conscientização de uma criança, de um estudante: ter ciência da importância do estudo, e, principalmente, ter o interesse em estudar. Esse “interesse” por parte da criança é fundamental para que tenha sucesso. Sem esse interesse ela vai à aula e não sabe o porquê, e acaba indo à aula somente por ir, para ficar divagando e atento somente às coisas vãs e inúteis.

O ideal é que esse processo da criança inferir, aprender o quanto é importante o estudo em sua vida, seja trabalhado nos seus primeiros passos, isto porque, depois de já ter aprendido o errado, fica mais difícil consertar. Há de se convir que a criança deve ser preparada para respeitar na escola, o espaço dos outros, a hierarquia existente, as normas e não considerar a escola como um espaço onde pode fazer tudo o que quiser, como quiser, do jeito que quiser. Infelizmente essa é a realidade de hoje, pois as crianças vão para a escola para disputarem espaço e domínio das situações, sem respeitarem qualquer tipo de limite que haja para organizar aquela comunidade. A criança usa de todos artifícios e abusa de todos limites para apenas se sentir bem, ou para se sentir dominadora, dona da situação.

Com isso, as professoras não conseguem domínio da situação, não conseguem repassar ensinamentos pedagógicos às crianças e ainda têm que tolerar o abuso e falta de respeito por parte de crianças mal instruídas, mal educadas. E o pior... isso tem que ser considerado dentro do contexto como comportamento e situação “normal”, pois se realmente o é.

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