A Sociedade dos Jovens

A Sociedade dos Jovens

Falar é prevenção...

De todas as formas, tudo está girando de maneira mais violenta, mais depressa e sempre assustadora. Por isso há de se ter um cuidado especial, dos pais para com os filhos, no sentido de que ajam de acordo com as necessidades de tempo e prevenção. Se você ficar encabulado de recorrer a uma conversa franca e transparente com seu filho, ele poderá aprender tudo de forma errônea com os amigos na rua. Sobre sexo, sobre drogas, sobre valores, ética e família, ou qualquer outro tema, vá direto ao assunto e se abra com ele, para que ele possa seguir uma orientação mais segura e correta, e com isso, não ser ludibriado pelas fantasias joviais, que acabam por trazer sofrimentos para todos. Observe o comportamento dele e lhe repasse tudo com relação aos LIMITES SOCIAIS que ele precisa respeitar e cobrar também dos outros.
Mas essa atitude tem que ser tomada com antecedência aos problemas, de forma preventiva e formadora do caráter e índole de seu filho, senão, quando resolver "falar", já vai ser tarde.

Limites Sociais e cidadania


Hoje, os jovens e crianças aprendem, através das mais variadas formas de informações, que devem superar quaisquer tipos de barreiras para se conseguir o que se denomina “satisfação”, e para isso, utilizam várias maneiras e formas de ações, deduções e resoluções que conturbam todo processo de desenvolvimento “correto” de comportamento social e de cidadania.

Uma das mais tradicionais formas de burlar as normas, para se conseguir a “satisfação”, é a fantasia. A fantasia é uma deformação da realidade a fim de que desejos frustrados não prejudiquem o ego. Não podendo obter tudo que ansiamos, ou não conseguindo sobrepor todos os obstáculos, recorremos aos devaneios, à fantasia, invertendo valores e até mesmo trocando este mundo por um outro fantástico, em que as barreiras são transpostas com relativa facilidade. A fantasia é mais freqüente entre crianças e adolescentes que cedo aprendem a se valer desse mecanismo para temperar as durezas da vida.

Com esse tipo de comportamento, os jovens já não vêem a realidade com a responsabilidade devida, pois sabem, podem usar de artimanhas para ludibriar a verdade, o que é pior, passando a fazer uso da mentira de forma normal e costumeira em todas situações de sufoco ou dificuldade.

Com esse comportamento nossa juventude vive a pior época histórica da sociedade, que está sendo responsável pela criação e detonação de um futuro sem motivação, sem inspiração e sem domínio. Prova disso, temos o relacionamento entre pais e filhos, onde, os pais já não têm domínio nenhum sobre as atitudes e comportamento do filho, e o filho ignora a autoridade, e até mesmo, a maturidade do pai.

Enquanto isso o tempo passa, o filho cresce e a sociedade vai se deparando com pessoas inescrupulosas e agressivas, que só visam a satisfação própria, sem se preocupar com a satisfação dos outros, sem terem consigo, a consciência do limite de tempo e espaço.

Esse é um drama comum a muitas famílias, e cremos, onde os pais, infelizmente, não possuem o conhecimento suficiente para, pelo menos, tentar educar o filho de forma que ele possa ser um “cidadão do bem”.


Apresentação



Prazer em recebe-los

Estamos desenvolvendo este blog, com o intuito de poder repassar a vocês um pouco do que gostamos de fazer, que é escrever, criar, elaborar e desmistificar coisas que ficam, às vezes, implícitas nas falas e escritas coditianas, até de forma banal, e que fazem realmente a diferença na interpretação de cada um. Com isso procuramos também influenciar as pessoas para que possam de uma melhor forma, fazer uma interpretação mais fiel, tanto dos textos verbais e não verbais, como do próprio ser humano.